Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Como funciona um taxímetro ?

Ontem voltando do trabalho após sair da estação de metro, me peguei parado em um ponto de táxi simplesmente admirando um Honda Civic com os vidros filmados e rodas cromadas, o que me fez pensar, "cara ser taxista deve dar uma grana legal, olha só essa nave", em questão de milésimos minha mente imaginou como é a vida de um taxista e como ele ganha o seu pão de cada dia.
Bem sabemos que aqui em São Paulo táxi não é uma coisa muito barata, ainda mais se for depois das 22:00. Em fim, pensando em tudo isso lembrei-me dos taxímetros e resolvi pesquisar sobre eles e vejam o que descobri.
São aparelhos de medida que medem o valor cobrado pelo serviço baseando-se na distância e tempo gasto no percurso, foi inventado no século XIX pelo alemão Wilhelm Bruhn.
Ao contrario do que muita gente imagina a palavra táxi é derivada da palavra taxímetro que por sua vez foi adaptada do francês taximètre que também veio de uma outras línguas, o Latin medieval (taxo: "taxar, pôr preço") e do Grego antigo (métron, em grego, μέτρον: "medida").
O taxímetro é um microprocessador conectado a um odômetro - um aparelho que, preso ao eixo do carro, mede a distância percorrida. Quando o carro está em movimento, o microprocessador recebe pulsos elétricos do odômetro. Quando o carro está parado, o microprocessador conta apenas o tempo decorrido. Assim o valor da tarifa inicial vai sendo acrescido de um valor fixo por quilômetro percorrido e pelo tempo decorrido. No final do percurso, o taxímetro registra o preço da corrida, que será proporcional tanto à distância rodada como ao tempo gasto. Mas se não quiser ter uma surpresa na hora de pagar o taxista no site Preço do Táxi - Taxímetro Online você pode traçar sua rota e saber mais ou menos quanto vai custar o seu percurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, a sua opinião é muito importe.