Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Quem inventou a Fechadura ?

Bem galera estou de volta após onze dias sem post. Me desculpem pela falta de atualização não sei o que me deu nesses últimos dias que não suportava mais ver um teclado, monitor e mouse na minha frente, mas já passo vamos ao assunto do post de hoje, a fechadura.
Bem acredito que assim como eu muitas pessoas já se perguntaram de onde vem essa parada que está sempre presente no nosso dia a dia, e como eu não tinha nada pra faze resolvi pesquisar e descobri que a primeira fechadura foi feita em roma, embora ninguém sabe quem foi o mané que teve esse idéia, e era feita com duas argolinhas de ferro e um prego, que em latim se diz "clavus" e rapidamente se transformou em "clavis", e que mais tarde uns manézão português chamou de chave. Com o passar do tempo a fechadura e a chave foram se aprimorando até o esquema que temos hoje, que cai aqui entre nós que não é tão complexo assim. As fechaduras de hoje também seguem um esquema bem simples, o formato da chave é o primeiro segredo por que somente uma chave com perfil equivalente a fechadura e na posição correta poderá ser usada. O segundo segredo está ligado à altura dos dentes da chave, que formam uma base de apoio para pequenos pinos ou tambores metálicos, colocados aos pares e alinhados dentro da fechadura. Os pinos são sustentados por molas. Quando a chave correta é colocada, os pinos são alinhados de uma forma que cria uma pequena vala dentro do mecanismo da fechadura permitindo assim girar um pequeno tambor liberando a trava principal.
Atualmente esse esquema é usado em residências e em alguns comércios, já as grandes empresas adoram a tecnologia para garantir a segurança, usando cartões magnéticos e fechaduras especiais ligadas a um computador, talvez eu faça um post sobre elas no futuro.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, a sua opinião é muito importe.