Oie Galera! Resolvi fazer esse post por que acabei de ver um novo video do Pc Siqueira onde ele está fazendo uma tatto, só que o posto não é sobre tattos xD. O post se refere a parte do video em que ocorreu uma simulação de atendimento ao cliente, provavelmente cliente Speedy (que é um dos serviços de internet de São Paulo) e que geralmente ocorrem "alguns" problemas de de conexão. O que me chamo a atenção foi que a simulação feita é muito parecida com o que realmente ocorre nos atendimentos, ou seja, cliente nervoso por que não consegue usar o serviço, atendente (ou analista como nós dá area custumamos chamar) tentando seguir os procedimentos padrões de suporte e como resultado temos um cliente muito estressado e vomitando vários palavrões e ordenando o cancelamento do serviço.
Bom isso é típico, só que tenho algo a falar sobre isso. Primeiro, a pessoa que te atender é OBRIGADA a seguir os procedimentos padrões, não interessa se você já fez ou não o que ela vai mandar, ela é obrigada a falar aquilo por que o nome já diz tudo PROCEDIMENTO, e se ela não seguir tal regra recebe penalidades na empresa, então não adianta ficar puto da vida com os procedimentos, ela não pode mudar isso e você muito menos. Segundo, berrar palavrões e outras palavras pra ofender o analista também não vai adiantar de nada, seu serviço não vai voltar com um simples "Filha da Puta !" se fosse assim era só gritar um monte de merda e seu serviço estária perfeito, o máximo que você vai consiguir com isso é estressar a pessoa do outro lado da linha, e é óbvio que se uma pessoa estressada não consiguiu resolver o problemas, imagine duas e ainda falando no telefone. Terceiro, "falar" que cancelar seu serviço também não vai resolver, muito pelo contrario vai trazer muito mais transtorno, quer saber por que ? É simples, se você ligou pedindo um suporte quem vai te atender é um analista de suporte, ou seja, ele não tem permissão e na maioria das vezes nem acesso ao cancelamento de alguma coisa que você possi na empresa, se você insistir nisso o que ele vai fazer é bem simples, te transferir para central responsável aos cancelamento, e lá vai você ouvir musiquinhas enquanto está fervendo de raiva com o serviço que não funciona, e como eu disse em artigo anterior você vai ser atendido por uma pessoa treinada para evitar tal pedido, o cancelamento, e pode ter certeza que quem te atender vai ser bem convencente e você vai acabar não cancelando o serviço e continuar com seu problema. Então a dica é simples, paciência, inteligencia e educação vão ajudar você a resolver seu problema, que pode ser mais simples do que parece, e se os procedimentos não adiantarem pode ter certeza que chamado vai ser aberto sobre seu caso e em menos de 48hrs seu problema será resolvido, pode parecer uma eternidade esse perioso só que é muito melhor do que arrancar os cabelos.
Veja no link o vídeo a qual me referi no post. Clique aqui.
Fato!
ResponderExcluirPra nois que trabalha com SAC eh tenso vivver com essas pessoas.